Telefone [11] 2348 5133 | E-Mail: contato@institutopharos.org.br

O Instituto Pharos surge com o objetivo de defender a Costa Brasileira

Ideias iluminam. Seja o farol!

A exemplo dos Estados Unidos e da França, é criada no Brasil uma organização em defesa dos recursos naturais e das comunidades costeiras. Um grupo de pensadores, entre eles empresários, biólogos, oceanógrafos, educadores e profissionais de comunicação envolvidos com a questão ambiental, acaba de fundar o Instituto Pharos, uma organização não-governamental dedicada à tarefa de defender o oceano.

Mais que preservar o oceano, o objetivo do Instituto Pharos é promover o desenvolvimento humano na região costeira por meio de práticas sustentáveis, de forma a aliviar a pobreza e oferecer mais qualidade de vida às comunidades. O Instituto se propõe a melhorar a gestão de saneamento básico, banindo as “línguas negras” das nossas praias, promover um manejo sustentável da pesca, mitigar os impactos dos derramamentos de petróleo e implementar modelos de agricultura e turismo não-agressivos ao meio ambiente e compatíveis com o desenvolvimento na região costeira do Brasil.

Patrimônio Histórico Natural

Cuide desse patrimônio junto conosco!

Poder contribuir com a preservação deste conjunto patrimonial distribuído por todo o país constitui uma das metas do Instituto Pharos. Cuide desse patrimônio junto conosco!

Direitos Humanos

Cuide de Nossa Gente!

A diversidade cultural é uma das riquezas do nosso território. Ajude a proteger e defender os direitos humanos de nossa sociedade!

Práticas Sustentáveis

Práticas Sustentáveis

Desafio necessário e atual!

Cuidar do meio ambiente com responsabilidade socioambiental é um desafio necessário e atual. A sustentabilidade do nosso planeta e a garantia da disponibilidade e do fluxo de recursos para as futuras gerações é um dever de todos.

Conselho de Administração

Eugenio Singer
Eugenio da Motta Singer
Presidente

Eugenio Singer é o fundador do Instituto Pharos e atua no setor socioambiental há mais de 40 anos. Especializado em consultoria ambiental foi presidente das maiores empresas no Brasil e é expert internacional em arbitragem e negociação de conflitos. Foi consultor da FAPESP, FINEP, PAHO e CEPAL.

Sergio de Oliveira
Sergio Oliveira
Vice Presidente

Fundador da Signus Editora, em 1983, onde exerceu as funções de repórter, editor, diretor de arte e diretor comercial. Produtor gráfico e editor de arte dos jornais “Movimento” e “Em Tempo”. Repórter da página “Marinha Mercante” de “O Estado de S. Paulo”. Editor do “Jornal do Engenheiro Agrônomo”, e da revista “Integração”, da Fundação Attilio Fontana.

Silvana Oliveira
Silvana Oliveira
1ª Secretária

Graduada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Projetos e especialização em Controladoria. Atuou nas areas Administrativa e Financeira de empresas nacionais e multinacionais; na Controladoria de Projetos e em Auditorias de Sistema de Gestão Integrado (ISO 14001, ISO 9001 e Ohsas 18001), como auditora interna e participando do comitê executivo de Implantação do Sistema; É membro do Instituto Pharos desde a sua fundação, atuando na Diretoria Executiva e no controle administrativo e financeiro de Projetos.

Sílvia Maria Pompéia
Sílvia Maria Pompéia
2ª Secretária

Mestre em Ciência Ambiental e doutora em Educação, tem atuado no Brasil e no exterior em projetos ligados a políticas públicas, com formação de lideranças e processos participativos voltados a educação, sustentabilidade e comunicação social.

Guacira Singer
Guacira Fiorda da Motta Singer
Tesoureira

Guacira Singer é fundadora do Instituto Pharos e empresária no setor de Intercâmbio Cultural com experiência em projetos internacionais desde 1991. Sócia e Diretora da agência Global Exchange Intercâmbio Cultural e Turismo credenciada pela ICEF Agency International Recruting e ST Study Travel.

Aldérico Marchi
Alderico José Marchi
Conselheiro de Administração

Aldérico Marchi, engenheiro de minas pela Poli, com especializaçao em geotecnia e segurança de minas. Atua no mercado ambiental desde a década de 80, com ênfase na gestão de recursos hidricos, áreas contaminadas, resíduos e licenciamento.

Rubens de Oliveira Jr.
Rubens de Oliveira Jr.
Conselheiro de Administração

Rubens atua na área socioambiental há mais de 30 anos. Está ligado ao Instituto Pharos desde a sua fundação. Motivado pelo essencialismo pessoal e profissional, atua no desenvolvimento de capital humano para lideranças nos temas da sustentabilidade global. Se especializou no aconselhamento, treinamento e reposicionamento de profissionais nas áreas ambiental e de sustentabilidade.

Conselho Fiscal

Jair Rosa Claudio
Jair Rosa Claudio
Presidente do Conselho Fiscal

Membro do Instituto Pharos desde sua fundação é profissional da área socioambiental há mais de 40 anos, tendo atuado pela Cetesb SP, dirigido o departamento de resíduos sólidos urbanos do município de São Paulo e as áreas socioambientais de grandes e renomadas empresas internacionais de consultoria.

Tereza Ruocco
Tereza Vaz de Campos Ruocco
Conselheira Fiscal

Formação em Pedagogia e pós graduação em Docência – formação professores universitários. Bacharelado em Letras – Português (em andamento). Experiência em consultoria na área de Recursos Humanos (Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas). Atuação como executiva de Recursos Humanos em diferentes empresas no segmento industrial e de serviços, tais como ERM Brasil, Ketchum e Unilever entre outras. Desce 2018 como professora/monitora na UNINOVE, nas disciplinas de Português – Informática. Carreira profissional desenvolvida em posições de liderança nas diferentes empresas para as quais prestou serviços.
Coordenou vários projetos na área gestão de pessoas, comunicação, eventos e educação (planejamento e conteúdo) entre outras áreas. Proficiência nos idiomas Inglês e Espanhol. Grande interesse por pessoas, comunicação, gestão e sustentabilidade.

Francisco Alves
Francisco Evandro Alves
Conselheiro Fiscal

Francisco Alves é bacharel em comunicações com especialização em jornalismo. Começou sua carreira profissional na Folha de São Paulo, passando também pelo O Estado de São Paulo. Francisco é o Editor Chefe da Brasil Mineral e diretor da Signus Editora e é um dos mais renomados jornalistas do setor mineral no Brasil e também muito conhecido na América Latina. Acompanha a atividades do Instituto Pharos desde a sua fundação.

Celso Sekiguchi
Conselheiro Fiscal

Celso é economista e mestre em sociologia que vem participando de iniciativas e projetos em comunidades de “empreendizagem” e é apaixonado por educação transformadora. No Pharos, desde 2003, participou do Projeto Lampião, Linha Costeira e agora do PROSAI. É um dos fundadores da UniDiversidade das Kebradas.

Heraldo Albuquerque
Heraldo Pires de Albuquerque
Conselheiro Fiscal

Heraldo Albuquerque é também fundador do Instituto Pharos e atua no setor socioambiental há mais de 30 anos. Especializado na área ambiental e sustentabilidade tendo atuado em várias empresas de consultoria e indústrias no Brasil e no exterior. É Administrador de empresas, e Engenheiro de Produção e Pós graduado em Economia.

Nossos Pensadores

Alejandra Devecchi
Alejandra Devecchi
Arquiteta Urbanista

Alejandra Devecchi, arquiteta urbanista com mais de 30 anos de experiência na área de planejamento urbano e regional. Tem mestrado em development planning pela University College London e doutorado em planejamento urbano e regional pela Universidade de São Paulo. Foi coordenado de complexos projetos urbanos como o Nova Luz.

Beatriz Mattos
Beatriz Mattos
Arquiteta, Urbanista e Engenheira de Segurança

Beatriz Mattos é arquiteta, urbanista, engenheira de segurança especialista em sensoriamento remoto e engenharia ambiental. Atua há 25 anos em licenciamento ambiental, programas ambientais e coletas de dados ambientais marinhos.

Carlos Alberto Ferlin
Engenheiro Civil

Carlos Ferlin é Engenheiro Civil com mais de trinta anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente e Infraestrutura, prestando serviços para multinacionais e empresas locais em centenas de projetos no Brasil e outros países da América Latina. É consultor especializado no gerenciamento de crises e redesenvolvimento de áreas contaminadas, além de outros empreendimentos da área ambiental.
Natural do Rio Grande do Sul, onde reside, é aficionado por atividades ao ar livre e atua também como produtor rural, desenvolvendo atividades de silvicultura, manejo e exploração sustentável de florestas e controle de espécies exóticas invasoras. Família, educação, trabalho e empreendedorismo são os pilares para formação de pessoas que fazem a diferença.

Carlos Leandro
Carlos Leandro
Oceanógrafo Físico MSc

Carlos Leandro oceanógrafo físico MSc em sensoriamento remoto com 40 anos de experiência profissional, 15 anos como pesquisador e 25 na iniciativa privada, sempre voltada às coletas de dados remotos e in situ, bem como projetos inovadores em áreas offshore.

Caroline Millié
Caroline Millié Figueiredo
Marketing e Comunicação

Caroline é francesa e reside no Brasil desde 2013. Profissional de marketing e comunicação, ela é apaixonada por sustentabilidade nas suas 3 dimensões: econômica, social e ambiental.
Caroline abraçou a gestão e a comunicação do programa do PROSAI.

Christian Matsuy
Christian Matsuy
Analista de IT

Analista de IT com mais de 20 anos de experiência, colabora com o Pharos desde sua fundação. Especializou-se em tecnologia e soluções voltadas a área industrial.

Cláudio Brasil do Amaral
Cláudio Brasil do Amaral
Empresário

Claudio Brasil do Amaral fundador do Instituto Pharos é planejador de waterfront, CEO da Marinas do Brasil, empresa especializada em desenvolvimento de projetos de estruturas de apoio náutico. Ele também é presidente do Instituto Marinas do Brasil, fundado em 1991. Consultor Fundador da BRASIL CRUISE e membro do ICOMIA MARINAS GROUP.

Eugene van Erven
Titular da Cadeira de Performance y Mídia em Contextos Urbanos

Eugene van Erven, PhD é o Titular da Cadeira de Performance y Mídia em Contextos Urbanos e é o Chefe do Departamento de Mídia e Estudos Culturais na Universidade de Utrecht, na Holanda. Eugene é reconhecido internacionalmente como uma autoridade na área de arte comunitária. Ele é autor de Radical People´s Theatre (indiana University Press 1988), The Playful Revolution: Theatre and Liberation in Asia (Indiana 1992) além do livro e conjuntos de videos de Teatro Comunitário: Perspectivas Globais (Routledge 2000) e Community Arts Dialogues (Treaty of Utrecht 2013). Eugene também é autor de muitos artigos científicos e é um dos editores associados de Research in Drama Education: The Journal of Applied Performance (Routledge), o periódico lider na área. Desde 2009 Eugene também tem sido o diretor artístico do Festival Internacional de Arte Comunitária (ICAF), um evento trienal que é considerado o maior e o mais importante evento global congregando artistas e projetos do setor de arte comunitária aplicada: www.icafrotterdam.com

Hugo Ricardo
Hugo Ricardo
Oceanógrafo

Hugo Ricardo estudou oceanografia e aprendeu que há muito o que aprender, incluindo que o pensamento tem mais valor quando se pensa junto. Desde então, tem trabalhado com questões socioeconômicas e ambientais nesse litoralzão brasileiro buscando facilitar e fazer parte de mudanças de como vivemos e nos relacionamos com os povos do mar e seus modos de vida, os ecossistemas e recursos naturais.

Letícia Hirosue
Arquiteta e Urbanista

Letícia Hirosue é arquiteta e urbanista, mestre em Planejamento Internacional e Desenvolvimento Sustentável. Atua há 14 anos nas áreas de arquitetura e planejamento urbano estratégico e sustentável no Brasil e exterior com foco em: resiliência urbana, reconstrução pós-desastre, redução de risco de desastres, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, desenvolvimento de baixo carbono, design universal e acessibilidade. Deseja contribuir para a melhoria do bem-estar social e econômico das comunidades afetadas pelo rápido processo de urbanização visando a construção de cidades mais resilientes e equitativas.

Marcelo Brizzotti
Marcelo Brizzotti
Geógrafo

Marcelo Brizzotti, Geógrafo, especialista em geotecnologias e soluções de inteligência geográfica. Atua há 18 anos em consultoria ambiental.

Márcio Okabe
Marcio Okabe
Terceiro Setor

Marcio Okabe é um polímata e com 51 anos se considera um eterno aprendiz. Tem uma carreira de mais de 20 anos no marketing digital e 10 anos em apresentações. Se tornou palestrante profissional e videomaker/youtuber com mais de 2 mil vídeos publicados. Encontrou seu IKIGAI no Origami e na Educação Maker. Idealizador da Academia Konfide que é uma rede de ensino/aprendizagem. Seu maior foco é formar grupos evolutivos TEAL que atuem com base na Fluxonomia 4D.

Marco Fabiani
Químico

Marco Fabiani, MBA Internacional em Gestão Ambiental, BSc em Química é Vice Presidente da Ceimic Corporation no Brasil. Possui mais de 35 anos de experiência em diagnóstico e controle da poluição de ar, inventários de fontes de poluição, Inventário de Gases de Efeito Estufa, auditorias ambientais, monitoramento da qualidade do ar ambiente e em estudos de alternativas de sistemas de controle de poluição do ar. Foi diretor de desenvolvimento de novos projetos (Inovação) da Corplab e Sócio Diretor da ERM Brasil. Trabalhou por 9 anos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT / CEFER). Participou da Fundação do Instituto Pharos e de projetos desenvolvidos por esse instituto.

Mário Bandeira
Biólogo e Oceanógrafo

Mário Bandeira é oceanógrafo, amante da náutica e CEO da empresa MWB de serviços náuticos e ambientais. Formado na FGV, atua no setor marítimo, tendo desenvolvido várias soluões para marinas no Brasil.

Mírian Regini Nuti
Mírian Regini Nuti
Antropóloga

Antropóloga, com doutorado em Planejamento Urbano e Regional. Dedicou-se à antropologia aplicada e planejamento socioambiental durante 25 anos e mais recentemente à consultoria nos temas de interação empresas-sociedade, povos indígenas e tradicionais e due diligences em projetos do setor de energia e mineração.

Nair Palhano
Nair Palhano
Socióloga

Nair Palhano é socióloga, doutora em Planejamento Urbano e Regional, trabalhando desde sempre com populações, especialmente com populações tradicionais e populações atingidas por grandes empreendimentos e desastres.

Raimundo Penaforte
Raimundo Penaforte
Músico

Raimundo Penaforte é músico, compositor arranjador, multiinstrumentista. É um dos mais prolíferos músicos brasileiros de sua geração. Foi professor de Jazz na Juilliard School of Music em Nova York e professor visitante da UNICAMP. Um músico eclético com enorme repertório e concertos em todos continentes. Mora em Nova York há mais de 20 anos e é fundador do Pharos.

Renato Keiteris
Renato Keiteris
Consultor em Design | Brand Experience Specialist

Renato Keiteris colabora com o Instituto Pharos desde sua fundação. Concebeu, desenvolveu e cuida até hoje de toda a Identidade Visual e Concepção Gráfica do Instituto. É Consultor em Design e Brand Experience Specialist no Renato Keiteris Studio.

Rolf Georg Fuchs
Rolf Georg Fuchs
Jornalista e Relações Públicas

Jornalista e Relações Públicas, com estudos aprofundados em Comunicação Empresarial, Sociologia, Antropologia e Marketing. Há 40 anos busca contribuir para o desenvolvimento responsável de empresas e organizações em todo o país. Chairman e sócio fundador da Integratio Mediação Social e Sustentabilidade, há mais de 20 anos atua como consultor de ESG, Mediação e Gestão Social, Comunicação Empresarial, Sustentabilidade e Relações com Comunidades. Antes de se tornar consultor construiu uma carreira de mais de 20 anos de atuação como executivo em empresas de grande porte nos setores de siderurgia e mineração. Palestrante em diversas Universidades, Seminários, Congressos e Instituições no Brasil, Europa e América do Norte, é Diretor de Sustentabilidade da Organização Mineronegócio – Associação Brasileira para o Progresso da Mineração. É membro do Conselho da Instituição Beneficente Martim Lutero e da Revista Brasil Mineral.

Samy Hotimsky
Samy Hotimsky
Biólogo e Economista

Samy Hotimsky tem mais de 20 anos de experiência progressiva em assessorar e liderar organizações em programas relacionados a meio ambiente, segurança e saúde e sustentabilidade (EHSS), responsabilidade da cadeia de suprimentos e efetividade do capital. Como comunicador e líder de equipe altamente eficaz, Samy atualmente fornece orientação estratégica para os processos de sustentabilidade, garantia de risco e continuidade de negócios da Infineon.

Você está doando para: Instituto Pharos

Quanto você gostaria de doar?
$10 $20 $30
Nome (*):
Sobrenome (*):
E-Mail (*):
Fone:
Endereço:
Nota Adicional:
Carregando...