Telefone [11] 2348 5133 | E-Mail: contato@institutopharos.org.br

02
jun

Manchas de Óleo em Praias Brasileiras

De acordo com notícia veiculada na Revista Pesquisa FAPESP, número 292, de Junho de 2020, surge informação importante sobre as manchas órfãs de óleo que atingiram mais de 1000 pontos entre praias e estuários de nosso litoral, no segundo semestre de 2019, caracterizando o maior desastre de derramamento de óleo já ocorrido no Brasil: o óleo é proveniente de uma única fonte! De acordo com pesquisadores que analisaram 11 diferentes amostras, a conclusão é que a fonte é comum e originada por um único derrame.

As amostras ainda foram consideradas como sendo de óleo cru, tendo sofrido ligeiras alterações até alcançar os ecossistemas costeiros do nosso país. De acordo com publicaçao no Marine Pollution Bulletin de julho de 2020, as amostras preservam compostos leves que são mais tóxicos para os ecossitemas marinhos.

Ainda serão necessárias investigações complementares para a origem do óleo e do derramamento, porém dependem de comparações analíticas com amostras originais com finger prints de amostras originais e com banco de dados de características químicas de petróleo, informações essas que são restritas a empresas privadas.

Leave a Reply

Você está doando para: Instituto Pharos

Quanto você gostaria de doar?
$10 $20 $30
Nome (*):
Sobrenome (*):
E-Mail (*):
Fone:
Endereço:
Nota Adicional:
Carregando...